segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Opinão, de Jorge Pena Simão

"Não gosto de blogues. Pode ser birra minha, mas não gosto e pronto.

O blogue é uma ferramenta sensacional em que qualquer um de nós pode exprimir o que lhe vai na alma e publicar para que todos possam ler, seja em post ou em jeito de comentário, mas têm um senão. É demasiado impessoal e propenso a injurias, calunias e faltas de bom senso. Sentados em frente a um teclado e um monitor os cibernautas e no calor da discussão, esquecem o civismo e muitas vezes vão além do limite. Quando um pedido de desculpas era necessário, não há a quem pedir pois o visado não está á nossa frente e por muito que depois se escreva o mal está feito. É a frieza da internet.

Quando pus um link na página que administro e que direccionava para este blogue, tive o cuidado de alertar para essa situação. Espero que não me engane ainda mais.
O acesso á Matriz (recuso-me a chamar-lhe rampa, ponte, passadiço etc.) teve uma coisa boa. Pôs toda a gente a discutir a Póvoa. Uns porque não gostam do acesso, outros porque gostam e acham bem e ainda outros como arma de arremesso politico. Há até quem tenha opiniões muito peculiares como uma expressa no jornal Alto Alentejo de 22 Agosto. Diz o Presidente da Direcção de uma das Instituições da nossa terra no citado Jornal e em relação ao acesso á Matriz: “na minha opinião o projecto final é bonito, no entanto não gosto da igreja”. Isto de agradar a gregos e troianos não é fácil.

Agora recuso-me a aceitar que essa discussão sobre a Póvoa acabe quando a polémica cessar. A Póvoa deve ser discutida em todas as suas vertentes e sei que há Povoenses capazes de assumir essa tarefa, seja no plano sócio – cultural (a festa deste ano foi um exemplo brutal de organização e empenho) seja no plano político. A vida da Póvoa não se resume a um acesso á Igreja Matriz, temos que a ter sempre presente nas nossas discussões.
Pela minha parte e não residindo eu na Póvoa, procuro divulgar a minha terra da melhor maneira que posso e sei e já diz o ditado, “ quem faz o que pode……”

Saudações cordiais

Jorge Pena Simão

http://povoameadas.com.sapo.pt"

2 comentários:

Anónimo disse...

faço eu o primeiro comentário . Subscrevo quase na íntegra ...Também acho que a coberto do anónimato se não devem fazer ataques pessoais , mas também sei que com medo de represálias alguns têm que usar o anonimato

FAXINEIRA disse...

Amigo.
Logo que tive acesso à internet, a primeira coisa que fiz, foi pesquisar sobre Póvoa e Meadas, pois lá viveram meus avós queridos. Mas, em 2001, a internet ainda era muito mal explorada. Hoje, achei "por acaso" um video no youtube e consegui matar um pouco das saudades. Logo, quando percebi, estava a pesquisar sobre a Póvoa e cheguei aqui, no teu blog. De 86 até 2007, fiquei no branco total, usando apenas a memória pra lembrar tão linda aldeia. Teu blog foi importante mesmo pra mim hoje. Escreve sempre! Aqui o texto que fiz sobre o video: http://tudodebomgosto.blogspot.com/2007/12/surpresa-boa-e-emocionante.html
beijos!