quarta-feira, 22 de agosto de 2007

A aldeia




"Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas é uma freguesia portuguesa do concelho de Castelo de Vide, com 73,62 km² de área e 696 habitantes (2001). Densidade: 9,5 hab/km².
Foi vila e sede de concelho entre 1248 e 1836. Era constituído por uma freguesia e tinha, em 1801, 742 habitantes.


Póvoa e Meadas é hoje uma pequena freguesia, a 12 quilómetros a norte da sede de concelho, Castelo de Vide, e a 15 quilómetros a Este da vila de Nisa.

A terra tem como pardoeira Nossa Senhora da Graça. As festas religiosas são a 15 de Agosto e as pagãs marcam-se, normalmente, para a terceira semana daquele mês.
Também é observada a festa de Santa Margarida, em Setembro.

A vila tem o seu centro no Rossio, pequeno jardim com coreto, no meio da localidade. Existe uma igreja matriz, datada do século XX, com arquitectura contemporânea, e quatro capelas. Ainda no plano religioso, Póvoa e Meadas tem um pároco residente.

Póvoa e Meadas possui um campo de futebol pelado, onde joga o clube local, uma praça de touros e vários equipamentos sociais:a Casa do Povo, explorada agora pelo rancho folclórico; um lar de terceira idade; um posto médico; um mercado de frescos."


Texto Wikipedia

2 comentários:

Anónimo disse...

Não tenho nada a ver com a Póvoa mas há uma coisa que me irrita, que é o facto de as pessoas classificarem a terra como "aldeia".
salvo melhor opinião, estamos a falar da antiga sede de concelho de Póvoa e Meadas (duas localidades), e em termos de direito administrativo não creio que a terra que até 1800 e tal foi sede de concelho tenha sido despromovida de vila a aldeia.
Que eu saiba, Vila Flor (no concelho de Nisa), apesar de apenas ter uma rua não deixou de ser vila. Então porque é que a Póvoa deixou de ser vila? Onde está tal estatuído onde onde está alguém que me explique porque é que a Póvoa não é vila e sim aldeia?

Anónimo disse...

Só hoje vi este comentário e eu que sou de Póvoa e adoro a minha aldeia não lhe posso dizer a razão pela qual não é administrativamente vila .Vila flor é o nome da terra tal como Vila Viçosa e Vila Pouca será ? .O que me agride não é o ser chamada de aldeia ...adoro dizer a minha aldeia...mas que sela tratada com pelo poder administrativo como deve ser